Parte 4 — Método

O método é a instrução do professor.

Sobre isso, poderia ser perguntado:

— Se é assim, nós possuímos a causa, a natureza buda. Já que não há um início para o samsara, em algum ponto dessa continuidade, tivemos o suporte — um corpo humano precioso — e encontramos a condição, o mestre espiritual. Então qual foi a falha por não termos realizado a budeidade?

A falha de pessoas como nós foi ter ficado refém de quatro obstáculos que impedem a realização da budeidade.

— Então quais sãos esses quatro obstáculos?

São eles: apego às experiências desta vida, apego ao prazer mundano, apego ao prazer da paz individual e ignorância sobre os meios de realizar a budeidade.

— O que remove esses quatro obstáculos?

Receber as instruções do mestre espiritual e praticá-las os remove.

— No que consiste essas instruções do mestre espiritual?

Seu resumo é:

Meditação na impermanência, meditação
nas falhas do samsara e nas ações e resultados, meditação no amor e compaixão, e os ensinamentos sobre dar nascimento à mente do despertar.
Esses quatro tópicos reúnem todas as instruções
do professor espiritual.

Ou seja, são as instruções para meditar na impermanência, nas falhas do samsara (e no karma), no amor e compaixão e para gerar a mente do despertar sublime.

A meditação na impermanência é o antídoto para o apego às experiências desta vida. A meditação nas falhas do samsara e nas ações e resultados é o antídoto para o apego ao prazer mundano. A meditação no amor e compaixão é o antídoto para o apego ao prazer da paz individual. Os ensinamentos sobre dar nascimento à mente do despertar sublime se tornam um antídoto para a ignorância sobre os meios de realizar a budeidade.

Desde tomar refúgio até a meditação no significado das duas ausências de identidade, ou então os Cinco Caminhos e Dez Níveis, voltando até a geração da mente do despertar, esses são todos os ensinamentos.

Alguns ensinamentos são a base para gerar a mente do despertar. Alguns se referem ao objetivo da mente do despertar. Alguns se referem aos rituais para gerar boditchita1. Alguns são sobre o treinamento para cultivar a mente do despertar. Alguns são sobre seus benefícios e alguns são sobre os resultados da boditchita. Não há um tópico Mahayana que não esteja contido nos ensinamentos sobre o cultivo da mente do despertar.

Todas essas instruções partem do mestre espiritual e dependem dele. O Sutra da Exibição da Árvore afirma:

O professor espiritual é a origem de todos os ensinamentos sobre virtude.

Diz também:

A onisciência depende das instruções do mestre espiritual.


1 “Boditchita” é um sinônimo para mente do despertar.