Quer apenas meditar?

Por Emersom Karma Konchog

Não é preciso ser budista ou seguir alguma tradição espiritual para meditar, sendo também possível meditar mantendo qualquer que seja sua tradição. Para isso, há várias opções de meditação laica (sem vínculo espiritual).

Se estiver interessada(o) apenas em meditação, pessoalmente, recomendo abordagens que trabalhem simultaneamente com valores altruístas, pois isso aumenta bastante o benefício da prática, melhorando inclusive a própria meditação.

É comum que uma prática de meditação que se concentra exclusivamente no benefício individual acabe tendo resultados incertos. Cultivar junto a compaixão, que também é uma forma de meditação, tem efeitos mais amplos e benéficos.

Uma boa abordagem nessa linha é o programa Alegria de Viver, da Comunidade Tergar, cujo idealizador, o mestre tibetano Mingyur Rinpoche, também integra à congregação Palpung. Há diversos grupos no Brasil e a participação é gratuita. Há uma lista dos grupos nesta página.

Uma outra iniciativa para o cultivo de compaixão e meditação em contexto laico é o projeto Ativar (que ajudo a coordenar), com foco na intersecção entre as transformações individual e coletiva.